quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Tropa de Elite

Este tarde estive a ver este filme brasileiro chamado Tropa de Elite, do realizador José Padilha. Lembram-se do Cidade de Deus? Pois se gostaram do Cidade vão adorar este filme. O filme assenta num relato narrado por um dos protagonistas do Batalhão de Operações Especiais (os BOPE), forças essas que combatem em duas frentes: o tráfico de droga nas favelas e, a corrupção dentro da própria polícia federal. Digamos que são o equivalente à SWAT, e são uma força implacável na qual a corrupção não entra. O narrador desta história é o Capitão Nascimento. Ele quer deixar o posto, pois está prestes a ser pai e tem ataques frequentes de pânico. Aos poucos, começa a ver nos aspirantes Neto e Matias, amigos de infância que dividem a mesma indignação com toda a corrupção que vêem na polícia convencional, um possível substituto. O filme divide-se em várias frentes dando-nos a conhecer os vários protagonistas da história e as suas motivações, tudo isto guiado pela narração do Capitão Nascimento. Seguimos as vidas de cada um e o momento em que as três se juntam (quando Neto e Matias começam as provas de selecção dos BOPE, lideradas pelo Capt. Nascimento e até ao desfecho do filme).
Posso dizer que tinha adorado o Cidade de Deus, mas achei este filme tão bom ou mesmo melhor que o Cidade de Deus! É um retrato duro e violento da sociedade do Rio de Janeiro, numa história intensa, realista em que não há bons nem maus, mas antes se expôem claramente a corrupção e a violência, mostrando mesmo execuções sumárias e torturas executadas pela policia, para obter denúncias e testemunhos. A polícia federal fez várias tentativas através dos tribunais, para evitar a estreia do filme nas salas. Mas para evitar que fosse censurado ou que não chegasse ao público, o mesmo foi distríbuido na internet meses antes de chegar ao cinema.
O protagonista "transpira" intensidade por todos os poros e a realização crua e dura, transporta-nos para um Rio de Janeiro prestes a explodir a qualquer momento. Recomendo que vejam este filme assim que puderem pois é um dos grandes filmes de 2007 e uma bela surpresa. Podem ver o trailer aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

onde viste o Tropa de Elite?

Filipe disse...

Foi um amigo que me que arranjou em divx. Posso já dizer-te que assim que sair, vou logo comprá-lo. Aconselho vivamente!