domingo, 30 de dezembro de 2007

A Lenda

Há cerca de oito anos atrás mandei vir da Amazon este livro:

Não me perguntem porquê, mas sempre fui atraído por histórias de uma Terra cheia de cidades desertas, apenas percorridas por um punhado de gente, "livres" para fazerem o que quiserem. Quando vi que a sínopse deste livro era a história de Neville, o último homem na Terra, a tentar sobreviver a uma horda de "vampiros"/zombies, encomendei-o logo. Adorei o livro e este história ficou-me sempre na cabeça e fiquei ainda mais espantado quando soube que tinha sido escrito em 1954, portanto foi com altas expectativas que fui ver a sua adaptação ao cinema:


"I Am Legend", tem Will Smith como protagonista e confesso que quando soube isto pela primeira vez, torcei um pouco o nariz. Para ser sincero, gostei bastante da interpretação do Will, o último ser humano no planeta, que luta para encontrar uma cura e luta para manter a sanidade mental. Também gostei muito do ambiente criado em Nova Iorque, uma das maiores cidades do mundo, completamente silenciosa. Gostei dos primeiros momentos de suspense no escuro e de ver a rotina diária deste homem. Adorei a relação de Neville com Samantha, a sua cadela(protagonista de um dos momentos mais tristes do filme). O que não gostei: de algumas alterações à história original(as quais não vou mencionar aqui de modo a não estragar a história a ninguém) nos hábitos do personagem e num dos momentos da história, mas a mais flagrante foi o final, que apesar de ser semelhante ao livro, não carrega o mesmo peso simbólico que a versão literária apresenta. E os "vampiros", mas o que é aquilo??? Umas coisas feitas em computador que mais parecem bonecos do que outra coisa. Isso desiludiu-me bastante! Com tanto dinheiro que tinham, não podiam ter feito melhor?? Olhem para o 28 Weeks Later, aqueles é que são zombies raivosos a sério! E não vejo ali nada feito a computador. Bom, resumindo, mais um exemplo de um film e com uma excelente primeira parte, que tinha tudo para ser uma clássico, mas que descanba para a velha fórmula pera-lá-que-temos-que-dar-um-final-heróico-e-bem-americano-à-coisa. Mas apesar disso tudo, irei à mesma juntá-lo a minha colecção de dvds quando sair pois gostei do ambiente geral e da actuação.

Sem comentários: